top of page

Curiosidades sobre o primeiro atendimento

  • Foto do escritor: mairajulye
    mairajulye
  • 20 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de mar. de 2024




Agendado o seu primeiro atendimento com a psicóloga, você será acolhido e informado sobre a existência de um espaço sigiloso e sem julgamentos por parte do psicólogo.

É comum que antes mesmo do primeiro atendimento ou durante, você tenha que passar alguns dados principais e informações ao profissional, estas são recomendações do nosso conselho regulador, bem como favorecem que o psicólogo conheça mais sobre você.


Até aqui, você pode se perguntar: quais são essas informações que devo passar?


Elas são básicas, como nome completo, endereço, cpf para emissão de nota fiscal, contato familiar e outras que a psicóloga julgar necessárias para prestar seu serviço. Por exemplo, se faz uso de medicações, se já passou por acompanhamento psicológico antes, ou o que espera da terapia.


Em seguida, pelo menos nos meus atendimentos, passamos a comunicação. Durante o atendimento o paciente tem liberdade de falar o que lhe motivou a buscar ajuda e como espera que o psicólogo possa ajudá-lo. Neste primeiro momento, é feita também a anamnese (avaliação inicial da demanda), tendo o paciente oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho do psicólogo e como ele pretende atuar diante de suas necessidades.

Penso no atendimento psicológico como um espaço para a fala, em que é parte da minha função estar atenta ao que conversamos, buscando trazer compreensões sobre o que o paciente transmite. Gosto de pensar que trago ao meu paciente um olhar de fora para a situação delicada que está vivenciando no momento e que juntos pensaremos em estratégias para lidar com ela, que façam sentido para o seu dia a dia.


Por fim, chegamos ao final da primeira sessão e o encerramento é feito de maneira gentil e acolhedora, valorizando avanços, possibilidades de mudança e apresentando estratégias para seguimento do acompanhamento. Combinamos a data do próximo atendimento.

O primeiro atendimento pode ser deliciado tanto para o paciente, quanto para o profissional, por isso a importância de buscar profissionais dedicados, éticos e comprometidos com métodos de cuidado fundamentados.


Pense nisso!




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page